O Cruzeiro, que este ano se sagrou bicampeão, foi considerado pelo segundo ano consecutivo como a equipa mais valiosa do Brasil, avaliada em 81,7 milhões de euros, num estudo divulgado hoje pela empresa de consultoria Pluri.

Segundo a empresa especializada no mercado do futebol, o valor de mercado do plantel do Cruzeiro em 2014 está avaliado em 81,7 milhões de euros, mais 27 por cento do que os 64,1 milhões de euros de 2013.

A equipa do São Paulo ficou no segundo lugar com um valor de 70,4 milhões de euros, um aumento de 26 por cento face ao ano passado.

A empresa Pluri calcula o valor de mercado dos futebolistas a partir de um software especializado, que tem vários critérios, entre eles idade, criatividade, força física, regularidade, títulos conquistados e capacidade de retorno financeiro para o clube.

De acordo com a Pluri, o valor de mercado dos 25 clubes mais valiosos do Brasil obteve um total de 856,6 milhões de euros este ano, com uma queda de 0,6 por cento em relação a 2013 (862 milhões).