A Colômbia e a China vão fechar um acordo de cooperação no futebol, que incluiria a compra de participações em equipas colombianas, por firmas chinesas, revelou o vice-presidente da Federação Colombiana, em declarações à agência espanhola EFE.

O dirigente colombiano reuniu nesta quinta-feira com Cai Zhenhua, presidente da superliga chinesa, naquele que foi o primeiro de vários encontros que decorrerão até sábado com o intuito de alcançar acordos nas áreas do investimento, competição e formação.

«É uma semana muito importante para o futebol colombiano e esperamos que também o seja para o futebol chinês», disse Perdomo.

Entidades colombianas convidaram as empresas chinesas e investir em clubes do país: «É um facto que o capital estrangeiro sempre será bem-vindo ao futebol profissional colombiano.»

O vice-presidente daquele organismo recordou que há 21 empresas chinesas a operar na Colômbia, que poderiam ver o futebol como uma forma de se promoverem no país.

Os representantes colombianos consideram ainda que, caso a seleção consiga a qualificação para o Mundial 2018, na Rússia, parte da preparação seja feita na China, e que as equipas chinesas façam a pré-temporada na Colômbia.