Kevin Kuranyi, antigo internacional alemão, anunciou esta sexta-feira o final da carreira, aos 35 anos, depois ter ficado sem clube desde o final da última temporada.

O avançado, que somou 52 internacionalizações e 19 golos ao serviço da Mannschaft, fez o anúncio no seu site oficial, «uma decisão difícil» após um «um processo que já durava há uns meses».

Kuranyi, que tinha tripla nacionalidade (alemã, brasileira e panamiana), fez carreira no Estugarda (1997-2005), Schalke (2005-2010), Dínamo Moscovo (2010-2015) e jogou a última temporada no Hoffenheim, comando 211 golos em 275 jogos na Bundesliga.

O avançado, pai de dois filhos, explica que depois do Hoffenheim recusou «propostas financeiramente atrativas vindas da Rússia, Brasil, Qatar e China», mas preferiu não afastar-se da família que vive em Estugarda.

A sua carreira na seleção alemã ficou marcada por um jogo frente à Rússia, a 11 de outubro de 2008, em que abandonou a concentração e não regressou à Alemanha com a equipa. Apesar de ter apresentado um pedido de desculpas, nunca mais voltou a ser convocado por Joachim Löw.