O logótipo para a Liga das Nações, competição da UEFA que vai arrancar em 2018, foi desenhado por uma empresa portuguesa, a «Young and Rubican Branding».

«Fomos umas das empresas internacionais convidadas pela UEFA a apresentar uma proposta. O processo principiou em 2015, mas face à suspensão de Michel Platini, tudo foi adiado até o novo presidente [Aleksander Ceferin] colocar novamente o processo a andar», contou o diretor geral, Pedro González, em declarações à Lusa.

A empresa, que também venceu o concurso para o Euro2020, teve como trunfo o diretor criativo Hélder Pombinho, que enquanto desempenhava funções em outra empresa de publicidade portuguesa, liderou a equipa que criou a imagem dos Europeus de 2004, 2012 e 2016.

«O processo continua a decorrer. A equipa responsável da UEFA passou-nos a informação do que pretendia e nós vamos trabalhando a proposta e comunicando regularmente, afinando-a até satisfazer todos os requisitos de criação do símbolo do projeto», esclareceu.

«A nossa equipa inspirou-se em tudo o que é o mote da competição. E nas cores de todas as bandeiras dos participantes, sem que no resultado final seja reconhecido qualquer país em particular», acrescentou.

A Liga das Nações é um novo torneio da UEFA que junta 55 seleções, e que divididas por divisões, vão disputar uma fase de grupos. Na divisão um, os vencedores da fase de grupos vão disputar uma «final-four», além de se apurarem diretamente para o Euro2020, enquanto os vencedores das restantes divisões têm a hipótese de subir de escalão.