Pep Guardiola destaca-se habitualmente pela descrição e pelo respeito pelos adversários. É raro ver o treinador catalão perder a compostura e fazer uma crítica direta a um rival, mesmo sob pressão, como aconteceu em muitos duelos entre o Real Madrid de José Mourinho e o Barcelona, mas desta vez o treinador catalão não se conteve.

Depois do Bayern Munique ter sido afastado da final da Taça da Alemanha pelo B. Dortmund,no desempate por grandes penalidades, choveram críticas de todos os lados, mas houve uma em especial que chegou ao nariz de Pep.

Sebastian Kehl não gostou de ouvir as críticas dos bávaros à arbitragem e disparou. «Se o Bayern não sabe marcar penalties, tem de os treinar. Acho que é uma loucura agora virem apontar o dedo ao árbitro. Eles faziam isso muitas vezes quando eram derrotados por nós», atirou o avançado do Dortmund.

Guardiola desta vez não poupou palavras e e respondeu à letra, sem contemplações. «Quando tens menos 35 pontos na classificação, o melhor é estares calado», disparou o treinador catalão reforçando a força das suas palavras com um gesto, levando o indicador até ao nariz. Duro.