A proeza de Robert Lewandowski desta semana, com cinco golos em nove minutos, na goleada do Bayern ao Wolfsburgo (5-1), pode afinal ser apenas uma questão de...apelido. É que 24 horas depois apareceu mais um (ou uma...) Lewandowski, desta vez de sexo feminino, de seu nome Anja, com apenas 18 anos, a marcar quatro golos em 21 minutos. Parecia improvável, mas fomos verificar e aconteceu mesmo.

Foi um jogo da 2ª jornada da Bezirkspokal, dos distritais de futebol feminino alemão, em que o SV Glatten bateu o SV Musbach II por 4-0 com quatro golos da canhota de origem polaca com o mesmo apelido da estrela do Bayern Munique. Mesmo assim, marco menos um golo e precisou de mais tempo do que a estrela do Bayern. «Por isso é que ele joga na Bundesliga e eu jogo nos distritais», destacou, com humor, a jovem de dezoito anos, citado no jornal Schwarzwaelder-Bote.

Cinco «heróis» que Lewandowski deixou para trás

Tal como Robert, Anja Lewandowski marcou os quatro golos de rajada, depois do intervalo, festejando por quatro vezes entre os 56 e os 77 minutos. «Beneficie de bons passes das minhas companheiras e consegui aplicar a minha velocidade», conta a jovem que começou a jogar futebol tarde, aos 13 anos. Com treze minutos para jogar, os adeptos presentes, recordando o feito do avançado do Bayern na véspera, ainda pediram o quinto golo que acabou por não chegar. «As bancadas estavam empolgadas, mas já não tivemos muitas oportunidades e caímos um pouco», admitiu Anja.

Apesar de ter começado a jogar tarde, com apenas 13 anos, Anja Lewandowski rapidamente ganhou estatuto no Gladen, onde joga como extremo, quer na direita quer na esquerda. «Ela é extremamente importante para a equipa, é uma garantia de golos», contou Nadine Wiedmaier, responsável pelo futebol feminino do SV Gladen.
 
Anja acompanha naturalmente o percurso do seu homónimo na Bundesliga, mas o interesse só cresceu quando o avançado trocou o Dortmund pelo Bayern, o clube do coração de Anja. «Quando ele mudou para o Bayern, fui a correr comprar uma camisola com o meu nome», conta ainda a jogadora que, sempre que pode, vai o Arena de Munique ver o Bayern ao vivo. O último jogo que foi ver foi a vitória da equipa de Pep Guardiola sobre o Hoffenheim com um golo, marcado nos descontos, de…Lewnadowski.

Uma admiração à distância, porque até agora a jovem Anja ainda não teve oportunidade de conhecer pessoalmente Robert. «Adorava jogar um jogo com ele», conta ainda Anja..