Mario Mandzukic está de saída do Bayern Munique. Em entrevista ao «Sportske Novosti», o croata revelou que  já informou os responsáveis do clubes da sua intenção: « Na noite anterior ao jogo [final da Taça frente ao Dortmund, em maio] disse a Karl-Heinz Rummenige que queria deixar o clube.  Passei momentos fantásticos neste grande clube e nunca pensei que ia querer sair. Vamos ser honestos. Não encaixo no estilo de jogo de Guardiola. Quando perdemos por 1-0 frente ao Real Madrid nas meias-finais da Liga dos Campeões, percebi que, por mais que tente, não consigo dar o melhor de mim neste estilo de jogo. Então é melhor para todas as partes sair.»

Apesar de não se sentir confortável no modelo de jogo implementado pelo treinador, Mandzukic deixa elogios ao espanhol: «Guardiola é muito bom treinador, desejo a todos [treinador e clube] todo o sucesso no futuro.  É hora de abraçar novos desafios, mas onde será ainda não posso dizer.  Agora vou concentrar-me totalmente no Mundial.»

O croata é apontado a alguns emblemas ingleses, incluindo o Chelsea de José Mourinho.

A Croácia faz parte do grupo A, com o Brasil, Camarões e México.  Mandzukic falha o jogo frente à  seleção anfitriã , por estar suspenso.