«Foi um grande dia para mim, muito emocional», disse Frank Ribéry depois de ter realizado o primeiro treino com os companheiros do Bayern Munique depois de nove meses a lutar contra uma lesão no tornozelo. O internacional francês, de 32 anos, ainda não vai ser convocado para o próximo jogo com Borussia Mönchengladbach, mas poderá voltar a jogar frente ao Ingolstadt, a 12 de dezembro.
 
«Foi a minha primeira longa paragem na minha carreira, foi uma situação muito complicada para mim. Mas o futebol é assim mesmo, como a vida, o mais importante é manter a cabeça erguida e trabalhar duro. É bom estar de volta», destacou um Ribéry visivelmente satisfeito à televisão oficial do Bayern.
 
O internacional francês lesionou-se em março, no decorrer da goleada do Bayern ao Shakhtar Donetsk (7-1). O primeiro diagnóstico apontava para uma inflamação no tornozelo, mas a verdade é que os tratamentos arrastaram-se e o médio não dava sinais de melhoras. Só em outubro passado é que chegaram as primeiras boas notícias quando Ribéry voltou a fazer treino individual, recorrendo a uma máquina antigravidade, desenvolvida pela NASA no treino de astronautas.
 
Esta quarta-feira, Ribéry deu o último passo na sua reabilitação ao juntar-se aos companheiros no relvado. «Toda a equipa estava contente por mim. Foi muito divertido», contou ainda o experiente médio francês à Bayern TV.