A CONMEBOL informou que a Chapecoense foi declarada campeã da Taça Sul-Americana.

Em comunicado, o organismo que tutela o futebol na América do Sul ratificou uma decisão que já tinha sido avançada por dirigentes do clube brasileiro e que vai, inclusive, ao encontro das intenções do Atlético Nacional, equipa colombiana que ia defrontar a Chapecoense na final da competição e que avançou com o pedido a 30 de novembro.

Na mesma nota, a CONMEBOL referiu que vai entregar ao Atlético Nacional o Prémio Fair Play do centenário do organismo, num montante total de 1 milhão de dólares, cerca de 930 mil euros.

O prémio monetário destinado ao vencedor também será entregue à Chapecoense, como se a equipa brasileira tivesse conquistado o título em campo: são 2 milhões de dólares (1,860 milhões de euros).

Mais: vai jogar a Recopa Sul-americana de 2017 (Supertaça) diante do Atlético Nacional, vencedor da Taça Libertadores, sendo que, por isso, receberá quase 1 milhão de euros. A presença garantida na próxima edição da Libertadores permitirá à Chapecoense angariar mais uma verba de quase 2 milhões de euros.