O antigo futebolista checo Antonín Panenka, está «estável» após o teste positivo à covid-19, mas com respiração assistida nos cuidados intensivos, num hospital em Benesov, na República Checa.

Em nota oficial, o Bohemians 1905, clube do qual é presidente honorário, citou uma mensagem que recebeu da esposa de Panenka, informando que este vai ser «transferido para Praga, onde o seu médico vai supervisiona-lo», a partir desta sexta-feira.

A situação clínica de Panenka chegou a ser considerada grave, mas o antigo jogador, de 71 anos apresentou melhorias e, de acordo com a mulher, Vlasta Panenkova, tem muita vontade de regressar à normalidade, apesar da ajuda que precisa para respirar.

«Ele está com dificuldade em respirar e tem tosse forte. Quando ele foi levado, estava com muito medo por ele», refere a mensagem de Panenkova, citada pelo Bohemians 1905.

Panenka dá o nome a um tipo de marcação de grandes penalidades, que surgiu quando este aplicou um pontapé subtil na final do Europeu de 1976, ante a antiga Alemanha Ocidental, ao serviço da Checoslováquia.