Diretor-técnico do International Board, David Elleray admitiu nesta quinta-feira, na zona mista das Football Talks, que a existência do vídeo-árbitro no Mundial da Rússia «é bastante alta».

A decisão final será tomada em março do próximo ano, mas o antigo juiz inglês deu a entender que, só se as experiências nas provas de 2017 correrem extremamente mal, haverá uma negação da introdução do vídeo-árbitro no Campeonato do Mundo.

«Fizemos muitos testes durante 2016, agora estamos a fazer experiências em tempo real em mais de uma dúzia de países», começou por responder Elleray.

«A FIFA vai experimentar o vídeo-árbitro no Mundial sub-20, na Taça das Confederações e no Mundial de Clubes. Portanto, a probabilidade de existir no Mundial na Rússia é bastante alta», declarou.

«Um número de países irão começar a usar esta tecnologia em 2017, a Holanda, a Austrália e os EUA já estão a usar e a Inglaterra vai usar na FA Cup em 2018», acrescentou.

Durante a intervenção nas Football Talks, Elleray abordou a introdução do vídeo-árbitro, que irá julgar apenas quatro categorias de lances: golos, penáltis e cartões vermelhos diretos. Num subnível, estará o engano na identidade do jogador a quem foi mostrado um cartão.

O Maisfutebol entrevistou David Elleray nesta quinta-feira. Poderá ler a entrevista, nesta noite, em mais uma edição da MF Total.