A federação da Islândia confirmou esta sexta-feira que Arnar Virdasson é o novo selecionador do país em, em simultâneo, também anunciou que vai voltar a contar com o sueco Lars Lagerbäck, mas agora como assessor técnico da equipa.

Lagerbäck, de 72 anos, foi selecionador da Islândia entre 2012 e 2016, levando a equipa à fase final do Euro2016, competição em que Portugal se sagrou campeão europeu e na qual defrontou a Islândia (1-1) na fase de grupos.

Na fase a eliminar, a equipa afastou a Inglaterra nos oitavos de final, com uma vitória por 2-1, mas depois «caiu» frente à França, que viria a ser vice-campeã europeia, nos quartos de final, com uma derrota por 5-2.

Neste novo ciclo, Lagerbäck regressa em novas funções, enquanto Virdasson, de 42 anos, antigo selecionador da formação e que antes treinou os belgas do Lokeren, é confirmado a título definitivo, após já ter assumido o cargo de forma interina.

O atual selecionador foi a solução para colmatar a saída de Erik Hamrén, depois de a Islândia perder frente à Hungria no play-off de acesso ao Europeu, a disputar este ano, entre 11 de junho e 11 de julho, em 12 cidades europeias.

Na campanha de qualificação europeia para o Mundial2022, a Islândia integra o Grupo J, com Alemanha, Roménia, Macedónia do Norte, Arménia e Liechtenstein.