O Irão venceu esta quinta-feira o Camboja, mas foi fora de campo – mais propriamente nas bancadas –  que se registou a maior vitória.

Pela primeira vez desde 1979, mulheres foram autorizadas a entrar num estádio de futebol naquele país. A falange de apoio, composta por 3500 adeptas, viu a seleção iraniana vencer o Camboja por… 14-0! Mehdi Taremi, avançado do Rio Ave, bisou, ao passo que o colega de posição que joga no Desp. Aves, Mehrdad Mohammadi, também apontou um golo, na primeira internacionalização de sempre pelos iranianos.

Um dos golos de Taremi:

Numa jornada histórica para o futebol iraniano, que vale mais pelo progresso social do que propriamente pelo resultado, a seleção de Marc Wilmots retribuiu o apoio nas bancadas com uma goleada histórica.

Leia mais notícias sobre futebol internacional

Ahmad Nourollahi deu o mote e abriu o marcador aos quatro minutos. Serdar Azmoun, jogador do Zenit e adversário do Benfica na Liga dos Campeões, marcou por três vezes, e Karim Ansarifard apontou um «poker». Kanaani marcou um dos golos e Mohebi outros dois.

Ora, o registo do Irão na fase de qualificação asiática passa para números impressionantes: dezasseis golos marcados em apenas dois jogos e nenhum sofrido.