Longe das dificuldades sentidas pelo Real Madrid em Córdoba, o Barcelona goleou o Elche (6-0) e somou a sexta vitória consecutiva, mantendo-se a um ponto dos «merengues». A resistência dos visitados durou 35 minutos, até Xavi marcar um livre rápido, ainda com a defesa desorganizada, e encontrar Piqué ao segundo poste, para uma finalização vitoriosa.

Resultados da jornada

A partir daqui, a tarefa do Elche ficou muito complicada, e a diferença de qualidade tornou-se cada vez mais clara no decorrer do segundo tempo. Aos 55 minutos, Messi converteu uma grande penalidade, acabando com as poucas dúvidas sobre o desfecho. Até final, o Barcelona fez o que quis do jogo, com a tarefa facilitada pelo facto de o Elche ter ficado reduzido a dez, por expulsão do marroquino Fajr.

Messi deu show na meia hora final, com assistências, aos 69 e 71 minutos, para o bis de Neymar, e fazendo o 5-0 aos 89 minutos, com um remate cruzado na área, após um bom passe de Bartra. Foi o seu oitavo golo nos últimos cinco jogos. Já no último minuto de descontos, Pedro fixou o marcador, aproveitando uma assistência de Neymar.