O Barcelona não desperdiçou a oportunidade e com uma goleada categórica ao Rayo Vallecano (6-1) destronou o Real Madrid do primeiro lugar ao fim de dezasseis jornadas. Leonel Messi, com um «hat-trick» em doze minutos, chegou aos trinta golos e alcançou Cristiano Ronaldo na lista dos melhores marcadores e superou Zarra como o jogador com mais «hat-tricks» na liga espanhola.

Confira a FICHA DO JOGO

Manhã de festa no Camp Nou, com o início do jogo marcado para as 11 horas de Espanha. Luís Enrique apostou em Pedro para render o castigado Neymar e na experiência de Xavi em detrimento de Raktic para atacar a baliza do Rayo que contou com os portistas Abdoulaye e Licá entre os titulares. Depois da derrota do Real Madrid em Bilbau (0-1), na véspera, a equipa catalã estava a apenas um ponto do rival e uma vitória invertia as posições.

O Barça entrou literalmente ao ataque, montando rapidamente uma pressão asfixiante sobre a área do Rayo e Luis Suárez acabou com a ansiedade dos catalães, logo aos cinco minutos, ao marcar o primeiro golo a passe de Xavi. O Barça manteve um domínio intenso, mas os visitantes ofereceram boa réplica, pelo menos, até ao intervalo. É que a segunda parte começou praticamente com o segundo golo do Barça, assinado por Piqué, numa recarga a um primeiro remate de Daniel Alves, a assinalar o desmoronamento da equipa de Paco Jémez.

A seguir só deu Barça...e Messi que até aqui estava muito apagado. Uma grande penalidade sobre Luis Suárez [já tinha ficado uma por marcar sobre o uruguaio na primeira parte], permitiu a Messi entrar na lista dos marcadores, mas o argentino apanhou-lhe o gosto e marcou mais dois nos minutos seguintes, em rápido contra-ataques do Barça. O Barça chegava aos 5-0 num ápice e passava a jogar contra dez, uma vez que no lance da grande penalidade, Tito viu o cartão vermelho.

O Rayo nunca desistiu de atacar e acabou por chegar ao golo de honra, também desde a marca dos onze metros, numa lance que ditou a expulsão de Daniel Alves. Bueno marcou o golo dos visitantes, antes de Luis Suárez fechar a contagem num 6-1, com o seu segundo golo neste jogo. O avançado uruguaio, em tarde inspirada, podia ter marcado muitos mais.

O Barça passa, assim, para a frente do Real Madrid, com mais um ponto do que a equipa de Carlo Ancelottti.

Confira a classificação da liga espanhola