Surpresa na primeira mão da Superataça de Espanha, em San Mamés, com um Barcelona ainda desgastado com Supertaça Europeia a sair goleado diante de um Athletic Bilbao bem mais fresco. Quatro golos sem resposta a dar uma vantagem clara à equipa basca que começou a construir o triunfo com um golo espetacular de Mikel San Jose e quebrou definitivamente os catalães com um «hat-trick» de Aritz Aduriz.

Um resultado que só surpreende quem não viu o jogo. Luis Enrique procurou refrescar a equipa que jogou na terça-feira em Tbilisi, com cinco alterações, oferecendo a titularidade a Pedro, mas acabou por retirar a habitual consistência à equipa que, de camisola amarela e calções azuis, esteve irreconhecível e andou muito tempo perdida em campo.



Mas é a equipa basca que merece maior destaque neste jogo. A começar pelo espetacular golo de San José, aos 13 minutos, com um remate junto à linha do meio-campo a tirar proveito do adiantamento de Ter Stegen. Com Messi, muito apagado, a aparecer apenas na marcação de um livre, o Barcelona não conseguiu reagir até ao intervalo.

O pesadelo catalão adensou-se na segunda parte, depois de Pedro atirar uma bola à trave, com o herói basco Aduriz a aparecer em todo o seu esplendor. O avançado basco aumentou a vantagem, aos 53 minutos, com uma cabeçada na zona de grande penalidade; voltou a marcar aos 62, com mais um remate no coração da área; antes de completar o «hat-trick», aos 68, na transformação de uma grande penalidade.

Uma vitória que permite à equipa basca ir, na próxima segunda-feira, ao Camp Nou, discutir a conquista da sua segunda Supertaça, depois de ter vencido a primeira em 1984.