A quebra do tetracampeão germânico na ponta final da época é caso de estudo. Com a derrota desta quarta-feira frente ao Borussia Dortmund na meia-final da Taça, o Bayern de Munique atingiu uma série de cinco jogos consecutivos sem vencer. Olhando para a história, é o pior registo protagonizado pelos bávaros no século XXI.

A formação orientada por Carlo Ancelotti contabilizou dois empates para a Bundesliga: na visita a Leverkusen (0-0) e na receção ao Mainz (2-2). Pelo meio averbou três derrotas, que ditou a eliminação da Liga dos Campeões (3-6 frente ao Real Madrid) e a saída da Taça da Alemanha (2-3 diante do Dortmund).

Curiosamente, o último triunfo dos tetracampeões germânicos foi diante do conjunto da Vestfália: 4-1, numa partida disputada em casa a 8 de abril, a contar para a 28ª jornada do campeonato.

De facto, há 17 anos que o Bayern não estava cinco jogos seguidos sem ganhar. A última vez que o clube bávaro tinha ficado sem vencer durante tanto tempo remonta à temporada 1999/2000.

Na altura, Ottmar Hitzfeld consentiu entre março e abril uma derrota e quatro empates. Um deles frente ao FC Porto (1-1), nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Os bávaros ficariam arredados na ronda seguinte da liga milionária, não tendo vacilado nas competições internas.

Mas há mais: pela primeira vez desde a inauguração da Allianz Arena, em abril de 2005, que o conjunto de Munique não vence três jogos consecutivos na condição de visitado (derrota com Real Madrid, empate com Mainz e derrota com o Dortmund). Aliás, fazia 11 anos que o clube mais laureado da Alemanha não estavam também três jogos seguidos a sofrer dois ou mais golos em partidas disputadas no novo estádio.