O País de Gales reforçou a liderança no Grupo B da fase de qualificação para o Euro-2016 com um vitória sobre o Chipre (2-1), tirando máximo proveito da escorregadela da Bélgica na visita à Bósnia (1-1) que, com este desaire, caiu para o terceiro lugar, atrás da Israel, mas com menos um jogo realizado.

Euro-2016: confira todos os resultados e as classificações

Os «diabos vermelhos» são os grandes favoritos neste grupo, mas a verdade é que estão longe da consistência que apresentaram no Campeonato do Mundo e, esta segunda-feira, podem mesmo dar-se satisfeitos com o empate arrancado no difícil relvado de Zenica, onde Portugal também já jogou dois play-offs.

A equipa de Marc Wilmots procurou controlar o jogo, com mais de bola, mas a verdade é que tremia sempre que a Bósnia saía a jogar, com Pjanic, Ibisevic e Dzeko a apontarem a artilharia à baliza de Courtois. Num rápido contra-ataque, a Bósnia chegou mesmo à vantagem, aos 28 minutos, com Miralem Pjanić a escapar pela direita e a cruzar atrasado para o remate certeiro, com o pé esquerdo, do inevitável Dzeko. A Bélgica procurou reagir de imediato, aumentou a pressão e foi a vez de Begovic brilhar entre os postes, mantendo o nulo intacto até ao intervalo com um par de boas defesas.

Os visitantes voltaram a entrar fortes e acabaram por chegar ao empate, aos 51 minutos, num lance muito parecido com o do primeiro golo. Passe atrasado de Toby Alderweireld e remate de primeira de Nainggolan à entrada da área. Mas a verdade é que os belgas não conseguiram manter sempre a mesma pressão e o jogo acabou aberto, com as equipas a atacar à vez, mas sem novos golos.

Calcanhar de Bale antes do sofrimento

Entretanto, em Cardiff, o País de Gales de Gareth Bale reforçou a liderança do grupo com um difícil triunfo sobre o Chipre (2-1). Os galeses entraram bem no jogo e ganharam vantagem com dois golos separados por dez minutos: Cotterrill (13m) e Robson-Kanu (23m). Destaque para o segundo golo, que resulta de uma assistência de Bale de calcanhar.

Uma vitória que parecia fácil, mas que se tornou complicada. Primeiro, o Chipre reduziu antes do intervalo, por Laban (36m), depois, logo a abrir a segunda parte, Andy King foi expulso por falta sobre Makridis. Com apenas um golo de vantagem e menos um homem em campo, a equipa liderada por Chris Coleman teve de sofrer até final para somar o sétimo ponto que, ainda sem derrotas, lhe permite uma liderança isolada neste grupo.

«Hat-trick» de Omer Damari

No segundo lugar está agora Israel que foi vencer a Andorra com um categórico 4-1, com um «hat-trick» de Omer Damari. A equipa do médio oriente entrou no jogo praticamente a vencer, com o primeiro golo de Damari a surgir aos 3 minutos. A equipa da casa ainda empatou, aos 15, numa grande penalidade convertida por Ildefons Lima, mas Damari, avançado do Austria de Viena, acabou com as dúvidas com mais dois golos (41 e 82m), antes de Hemed fechar a contagem na transformação de uma grande penalidade em tempo de compensação.

Euro-2016: confira todos os resultados e as classificações