Steven Defour fez 113 jogos e 7 golos ao serviço do FC Porto. Nunca foi um titular indiscutível, entre 2011 e 2014, mas guarda boas memórias da passagem por Portugal. Em entrevista ao Guardian, o atual médio do Burnley revela alguns pormenores da relação com os dragões.

A começar pelo início. «Vinha de uma lesão gravíssima e cheguei sem ter condições físicas para jogar», confessa Steven Defour, recordando a fratura no pé direito sofrida ainda com a camisola do Standard. Uma lesão que mudou drasticamente a sua carreira.

«Fiquei com um buraco de dois centímetros nessa parte do pé. Os médicos tiraram-me osso da anca, misturaram-no com cimento e tentaram que isso resultasse. Se não desse, eu teria de abandonar o futebol».

Assim, os últimos meses no Standard e os primeiros no FC Porto serviram para Defour «reaprender a jogar». «Não voltei ao meu nível anterior. Queria jogar sempre e não podia. Mas fiz 50/60 por cento dos jogos. Queria estar sempre na equipa titular e só por isso decidi regressar à Bélgica».

No Burnley, Steven Defour soma 7 jogos e um golo.