Os responsáveis da FIFA pediram à federação italiana que investigue declarações feitas por Carlo Tavecchio. «Notícias recentes sobre alegados comentários racistas de um dos candidatos à presidência da federação italiana de futebol chamaram a atenção do grupo de trabalho da FIFA contra o racismo e discriminação e o seu presidente Jeffrey Webb», refere o organismo em comunicado.

A FIFA revela que «escreveu uma carta à federação italiana», pedindo que tome «as medidas adequadas para investigar e decidir sobre essa questão» e a informe sobre as suas conclusões. O organismo  lembrou «que a luta contra o racismo é uma prioridade».

Em causa está uma declaração de Carlo Tavecchio que, utilizando  um nome fictício, se referiu aos jogadores africanos como pessoas que comem bananas: «Em  Inglaterra informam-se sobre os futebolistas que chegam e, se forem profissionais, são autorizados a jogar. Aqui, ao contrário, chega um Opti Poba [nome fictício], que antes estava a comer bananas e, de repente, se torna titular da Lazio. É assim que é aqui.»

Confrontado pelos jornalistas, o candidato à liderança da federação Italiana disse que não se lembrava se teria usado a palavra banana, mas justificou-se dizendo que estava a referir-se «ao currículo e profissionalismo exigidos pelo futebol inglês aos jogadores que vêm de África ou outros países».

«Se alguém interpretou o meu discurso como ofensivo, peço desculpa», disse  Carlo Tavecchio.