O magnata norte-americano Charlie Stillitano, dono da Relevent Sports, empresa que organiza a Internacional Champions Cup (ICC), reuniu-se com Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City e Manchester United para falar da ideia de uma Superliga Europeia como reestruturação da Liga dos Campeões.

Curioso é o facto de, se a Liga Inglesa terminasse agora, Chelsea, Liverpool e Manchester United nem estariam apurados para a Liga dos Campeões. Ao contrário do Tottenham e do Leicester, que lidera a tabela, mas, neste modelo, ficaria de fora por ser um clube pequeno.

«O Manchester United perguntaria: “fomos nós que criamos o futebol ou foi o Leicester?” Vamos falar sobre o dinheiro e a fama do futebol em todo o mundo. Quem foi mais importante, Manchester United ou Leicester? O que está a acontecer com o Leicester esta época é uma história fantástica para todos, menos para os adeptos do Manchester United, Liverpool, ou mesmo Chelsea. Acho que eles não têm direito adquirido de estar lá todos os anos, mas isso é a diferença entre o nosso franchising e a competição que existe atualmente».

«Isto pode soar arrogante, mas quando se olha para as equipas que integram a ICC, pode-se dizer que parece a Liga dos Campeões. Mas, na realidade, na Liga dos Campeões estão equipas como PSV e Gent», ironizou.

Claro que estas declarações já tiveram resposta por parte do líder da Premier League. «Talvez da próxima vez o nosso representante também esteja na reunião», gracejou Rainieri, treinador do Leicester. E depois frisou: «As pessoas têm que pensar no que querem os adeptos e não apenas no dinheiro».

«O desporto é assim. Eu compreendo que as grandes equipas querem fazer uma coisa, mas, se as coisas não correm como eles querem, não culpem as equipas pequenas. Devem é questionar-se: “como é que uma pequena equipa como o Leicester está melhor do que nós?”».