Jackson Martínez, antigo jogador do FC Porto, marcou esta madrugada na jornada inaugural da Superliga chinesa, pelo Guangzhou Evergrande, que, no entanto, perdeu por 2-1 na visita ao Chongqing Lifan.

O internacional colombiano, que chegou em janeiro oriundo dos espanhóis do Atlético de Madrid, por cerca de 42 milhões de euros, marcou no início da segunda parte, quando o Evergrande perdia por 1-0.

O clube treinado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, antigo selecionador de Portugal e do Brasil, tem vindo a dominar o futebol chinês nos últimos cinco anos, mas o crescente poderio financeiro de outros emblemas promete elevar a competição ao rubro.

As 16 equipas que disputam a prova máxima do futebol chinês investiram este ano cerca de 331 milhões de euros na contratação de jogadores estrangeiros, mais 92% do que na temporada anterior. 

O mais gastador, o Jiangsu Suning, arrancou com uma vitória, por 3-0, frente ao Shandong Luneng, um dos tradicionais grandes do campeonato chinês. O médio brasileiro Alex Teixeira, que custou ao Suning 50 milhões, tornando-se o jogador mais caro de sempre na China, marcou dois golos no seu primeiro jogo na competição.

O primeiro golo foi marcado pelo internacional brasileiro, e antigo jogador do Benfica, Ramires, a outra loucura do Suning, que desembolsou 30 milhões.

Já a equipa do único jogador português na competição, o médio internacional Rúben Micael, arrancou com uma derrota, por 1-0, na receção ao Liaoning Whowin.