Nem Messi, nem Ibrahimovic. Chama-se Chris Venables o goleador mais parecido com Cristiano Ronaldo que existe na Europa, quanto ao ritmo a que marca golos. As semelhanças acabam aqui, no entanto. Chris não é uma estrela planetária, não tem milhões de fãs nem todo o glamour que envolve CR7. Ele nem sequer joga futebol a tempo inteiro. Como o próprio Chris se apresenta na rede social Twitter, é ao mesmo tempo futebolista semiprofissional e vendedor num stand de automóveis.

O que não o impede de marcar golos que se farta. Leva 21 em 17 jornadas pelo Aberystwyth Town FC, na Primeira Liga de Gales. Já tinha dado para perceber, pelo nome do clube. Último dado para as apresentação: Chris não é ponta de lança, é médio.

Na jornada pasada, Chris bisou na vitória por 4-2 em casa do Connah's Quay. Foram o golo 100 e 101 da sua carreira no campeonato, nunca um médio marcou tantos golos na história da Liga galesa.
 

A marca dos 100 golos foi pretexto para um artigo dedicado a Chris no site oficial da UEFA, que faz as contas e conclui que em toda a Europa apenas seis jogadores têm mais golos do que os jogos de campeonato das suas equipas.
 


Cristiano Ronaldo lidera, com a brutalidade de 25 golos em 15 jogos, média de 1.67 por jogo. E depois vem Chris Venables, 21 em 17 jornadas e um 1.24 golos por partida. Já agora, os senhores que se seguem na lista são o croata Andrej Kramaric (21 golos/19 jogos pelo Rijeka, média de 1.11), o israelita Eran Zahavi (15 golos/13 jogos pelo Maccabi Telavive, média de 1.15), o norte-americano Cesar Romero (17 golos/15 jogos pelo Pyunik, média de 1.13) e o andorrano Cristian Martinez (12 golos/11 jogos pelo Santa Coloma, média de 1.09).

Chris Venables tem 29 anos e uma longa carreira de 11 anos no futebol galês, embora tenha começado a jogar ainda em território britânico, na formação do Shrewsbury Town, ali na fronteira. Prepara-se para cumprir este fim de semana o seu jogo 300 no campeonato galês

Mas esta sua veia goleadora é recente. Até à época passada, o seu melhor registo era de 11 golos numa temporada, quando jogava no Caersws. Mas desde que chegou ao Aberystwyth Town em janeiro de 2013, naquela que é a segunda passagem pelo clube, tomou-lhe o gosto. Na época passada foi o melhor marcador do campeonato, com 24 golos marcados em 30 jogos. E esta época ameaça marcar ainda mais e arrasar a concorrência: tem mais dez golos do que o segundo melhor marcador do campeonato.

Chris encara tudo isto com simplicidade. «Agora jogo numa posição mais avançada. A equipa joga num sistema que me dá mais liberdade e menos responsabilidades defensivas», afirma, explicando também de onde vem o seu sucesso atual, para alguém que já não é um jovem: «A minha preparação e aplicação quando não estou a treinar é para mim a principal razão para a minha eficácia goleadora atual.»

Ian Hughes, o treinador, não para de salientar o que representa a proeza de Chris, autor de quase dois terços dos 37 golos marcados pelo Aberystwyth Town, terceiro nesta altura no campeonato. «As pessoas não percebem que ele é um médio, embora jogue como número 10. No outro dia, frente aos Cefn Druids, fez parte do trio de meio-campo», disse o técnico ao site do clube: «Ele acrescenta tanta energia, consegue trocar a bola e finalizar também os cruzamentos.»

Chris nunca foi campeão, ganhou apenas uma Taça de Gales em 2011, quando jogava no Llaneli. Dá-se por satisfeito com o que tem, nomeadamente ter jogado já várias partidas de qualificação da Liga Europa, a última das quais esta época, na primeira pré-eliminatória, perdida para o Derry Town. «Um jogador vive com grande expectativa os jogos europeus. Estou grato por ter podido jogar várias dessas partidas. São experiências que não se esquecem», diz Venables ao site da UEFA. Enquanto isso, alimenta o sonho de ainda poder subir a um patamar mais alto no futebol britânico. Não é um sonho cheio de glamour, é apenas isto: «Se a oportunidade chegasse e se conjugassem as circunstâncias certas, adorava poder ser jogador a tempo inteiro.»