As duas Coreias - do Norte e do Sul - vão fazer uma equipa única nas meias-finais femininas dos mundiais de ténis de mesa, depois de decidirem que não se iam defrontar nos quartos de final do torneio, como tinha ditado o sorteio.

A decisão foi aprovada pela Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) e mereceu bastantas elogios, com o presidente do organismo, Thomas Weikert, a explicar que «a decisão foi comunicada aos diretores do evento, e foi recebida com uma enorme ovação por todos os delegados», acrescentando ainda que «este é um momento histórico».

Fica assim anulado o encontro que estava previsto para hoje, colocando a seleção unificada diretamente nas meias finais, onde vai defrontar o Japão ou Ucrânia, esta sexta-feira.

No passado recente, as duas nações, tecnicamente em guerra desde 1953, apresentaram uma equipa conjunta nos Jogos Olímpicos de Inverno, que decorreram em PyeongChang, na Coreia do Sul.

Antes disso, apenas por duas vezes, e no mesmo ano (1991), ambas as Coreias apresentaram uma equipa em conjunto: no Mundial de futebol sub 20, que se disputou em Portugal, e no Campeonato do Mundo de Ténis de Mesa.