O guarda-redes Dave Mussard era praticamente um desconhecido no mundo do futebol até à última semana. Mas o seu aspeto físico, exibido pelas imagens do jogo particular entre Ilhas Seychelles e Nigéria, trouxeram o jogador de 31 anos para a ribalta. Viu as imagens que circularam? «Sim, vi que saíram na televisão e na internet», respondeu Mussard.

Estas foram as primeiras palavras do jogador, em entrevista ao jornal espanhol Marca, na qual esclareceu informações quanto à sua profissão, deixou reparos a De Gea e comparou-se a Manuel Neuer.

Primeiro que tudo, Mussard passou de pasteleiro a motorista do proprietário do mesmo hotel, a mesma pessoa que é presidente do clube no qual joga, o Le Passe FC, campeão nacional por quatro vezes. Após ter representado a seleção pela primeira – e única vez – em 2013, teve no particular ante a Nigéria a segunda ocasião.

A ligação ao futebol começou «na escola», com «oito anos» de idade. Dedica-se ao futebol «de segunda a domingo», mas há mais além disso.

«Há muito trabalho no hotel e o meu chefe é presidente do clube no qual jogo. Gostava só de dedicar-me ao futebol. Estou bem, em forma, estamos na segunda volta da liga nacional. Temos 24 pontos, menos cinco que o líder e ainda temos de jogar contra eles», descreveu Mussard.

A sensação pela sua estampa física ainda não permitiu que chegassem propostas de outros clubes, como o próprio admitiu. Contudo, Mussard diz-se preparado para voltar a representar a seleção. «Não sei se serei o guarda-redes nos restantes jogos, mas acredito que podia jogar contra África do Sul», defendeu.

O encontro ante os sul-africanos é a 10 de outubro e conta também para a CAN 2019. Até lá, Mussard quer «continuar a treinar bem estas semanas» para ter «oportunidade». Por enquanto, e num meio onde o futebol é «amador», Mussard dá-se ao luxo de avaliar as prestações de De Gea e de comparar-se a… Manuel Neuer.

«Considero-me com no um contra um e com a bola nos pés a passar a bola aos defesas. O Neuer é o melhor do mundo. É como eu, alto e bom com os pés. De Gea joga bem, mas às vezes tem erros por falta de concentração», referiu.