O Deportivo Cuenca, atual décimo classificado do campeonato nacional do Equador, anunciou que vai realizar testes de alcoolemia de forma a despistar as suspeitas de comportamento incorrecto de alguns dos seus jogadores. 

«Vão ser realizados controlos de sangue e álcool a toda a equipa, porque não pode fazer uma discriminação de um ou outro. Já foi feita uma distribuição de tarefas entre os elementos da direção que irão visitar os jogadores. Se não atacarmos estes problemas nunca saberemos se é verdade ou não. É melhor prevenir que lamentar», sublinhou o presidente, Gallo Gárdenas, aos microfones a rádio Ondas Azuayas.

A situação atingiu o ponto de rutura quando a formação orientada por Guillermo Duro perdeu diante do Emelec, numa partida em que a prestação da equipa ficou muito aquém do desejado.

«Todos sabíamos que o jogo ia ser muito complicado contra a melhor equipa do campeonato nos últimos anos. Mas viram-se erros que tendem a repetir-se e fazem com que percamos pontos», sublinhou o dirigente, embora reconheça que a diferença entre os dois conjuntos é elevada.

A equipa ocupa a décima posição com apenas nove pontos conquistados, mas a preocupação dos responsáveis técnicos centra-se no comportamento dos jogadores após as sessões de treino.

«Não temos provas que [os comportamentos proibidos] aconteceram, porque se soubéssemos tomaríamos medidas mais drásticas. Ainda assim, acreditamos nas suspeitas porque não encontramos motivos para a baixa de rendimento. A nossa obrigação é controlar e é isso que vamos fazer», rematou.