A liga francesa fechou esta sexta-feira com uma série de resultados improváveis, mas a grande novidade acaba por ser a despromoção direta do Caen, por troca com o Dijon que ainda vai jogar o play-off de manutenção. Os dois primeiros classificados, Paris Saint-Germain e Lille, perderam, e mesmo o Lyon, terceiro classificado, também esteve a perder até perto do final, mas acabou por virar o resultado em tempo de compensação. O Monaco de Leonardo Jardim também perdeu e fechou a época com dezoito derrotas, a última no dérbi da Côte d’Azur, diante do vizinho Nice.

Confira todos os resultados da última ronda

Uma série de resultados improváveis, mas a grande mudança na classificação acabou por ocorrer no fundo da classificação. O Caen tinha partido da antepenúltima posição, que lhe dava a oportunidade de ainda jogar um play-off pela permanência, mas a derrota em casa diante do Bordéus (0-1), aliada ao triunfo do Dijon sobre o Toulouse (2-1), ditou uma troca de posições e o Caen acaba por acompanhar o Guingamp diretamente para o segundo escalão. O Dijon acaba por ser o grande vencedor desta ronda.

O Monaco tinha dado um passo seguro rumo à permanência na ronda anterior, quando venceu o Amiens (2-0), mas ainda havia uma possibilidade, muito remota, de ser ultrapassado pelo Caen. Mesmo assim, a equipa de Leonardo Jardim, com Adrien e Gelson Martins como titulares, despediu-se da época com mais uma derrota diante do vizinho Nice. Benoit Badiashile, com um autogolo, deu vantagem à equipa da casa, aos 36 minutos, enquanto Mickael Le Bihan aumentou a vantagem do Nice, aos 67 minutos, na conversão de uma grande penalidade a punir uma falta de Sidibé sobre Saint-Maximin.

Apesar da derrota, o Monaco acaba por garantir a continuidade no primeiro escalão, apenas com mais dois pontos do que o Dijon que, como já dissemos, vai jogar o play-off de manutenção.

O campeão Paris Saint-Germain perdeu na visita a Reims (1-3), enquanto o Lille também caiu com estrondo em Rennes (1-3). O Lyon também esteve a perder até ao minuto 89, mas acabou por virar o resultado diante do Nîmes (3-2), com um golo no último minuto e outro já em tempo de compensação.

Uma referência ainda para o Marselha de Rolando que, depois de despedir o treinador, fechou a época com uma vitória sobre o Montpellier (1-0). Florian Thauvin marcou o golo solitário aos 56 minutos, antes de Mario Balotelli ter sido expulso, aos 87 minutos, depois de uma entrada dura sobre Congré.

Confira a classificação final da liga francesa