A Arábia Saudita complicou as contas do apuramento para o Mundial2018 (pelo menos do apuramento direto), ao perder nos Emirados Árabes Unidos (2-1), em jogo da penúltima ronda do Grupo B da terceira ronda da qualificação asiática.

A seleção orientada pelo holandês Bert van Marwijk até esteve a ganhar, graças a um penálti convertido por Nawaf Al Abid (20m), mas a equipa da casa, comandada pelo argentino Edgardo Bauza, deu a volta ao marcador com golos de Ali Mabkhout (21m) e Ahmed Khalil (60m).

Este resultado aumenta a expectativa em torno do Japão-Austrália da próxima quinta-feira. A seleção nipónica já sabia que carimbava o apuramento direto com uma vitória, mas agora também a seleção australiana pode festejar com um triunfo, já que Japão e Arábia Saudita defrontam-se na última jornada.

Nesta altura o Japão soma 17 pontos (no pior cenário fica em quarto lugar e é repescado para a quarta ronda) e a Austrália tem 16, tal como a Arábia Saudita, que no entanto tem um jogo a mais. Os Emirados Árabes Unidos surgem na quarta posição, mas com a vitória desta terça-feira até podem sonhar com o apuramento direto.