A Associação Europeia de Ligas Profissionais (EPFL) aprovou por unanimidade um acordo de cooperação com a UEFA para coordenar assuntos como formatos, estruturas, calendários e princípios dos campeonatos.

Para o acordo entre as duas partes entrar em vigor só falta a assinatura da UEFA, depois da aprovação da EPFL durante a assembleia-geral extraordinária do organismo, em Genebra, pelas 23 ligas que o compõem.

O presidente, o sueco Lars-Christer Olsson, explicou que o acordo «reconhece o papel fundamental que jogam as ligas domésticas para o desenvolvimento sustentável do futebol, tanto a nível nacional como internacional».

«Estou muito satisfeito pelos nossos membros terem aprovado o acordo alcançado com a UEFA, que ambos sentimos que protegerá e reforçará o equilíbrio competitivo dentro do futebol», acrescentou o dirigente.

Em outubro do ano passado, as ligas tinham aprovado um memorando de entendimento, então subscrito por 22 das 23 ligas, com um voto contra da Serie A italiana que contestava as alterações que a UEFA pretende implementar na Liga dos Campeões a partir de 2018.

O documento, em que as ligas se opunham à criação de «um campeonato fechado», deixou de estar vigente a 15 de março deste ano.

Segundo as alterações previstas, entre 2018 e 2021, os primeiros quatro classificados das quatro melhores federações do índice UEFA – Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália – entram diretamente na fase de grupos da liga milionária.

A EPFL ameaçou, então, marcar jogos das ligas europeias nas mesmas datas de provas da UEFA.