Josh Meekings, jogador do Inverness, arrisca falhar a final da Taça da Escócia por um lance não punido pelo árbitro do jogo com o Celtic, da meia-final, mas sancionado depois pela federação.

Derrotado no encontro de domingo, o Celtic decidiu escrever uma carta à federação, na qual contestava a arbitragem, e em particular um lance em que o defesa Josh Meekings evitou um golo de Leigh Griffiths com a mão.

Apesar de estar perto do lance, o árbitro Steven McLean não viu a infração. O Inverness venceu 3-2, após prolongamento, e depois a federação escocesa anunciou a intenção de suspender Josh Meekings com um jogo de castigo, o que o impediria de jogar a final.

Em comunicado oficial o Inverness saiu em defesa do jogador: «O clube pretende defender o nosso jogador e está a preparar um parecer jurídico sobre a questão. Estamos extremamente desapontados e o jogador está mentalmente abalado com o rumo dos acontecimentos. O Josh faz questão de comparecer pessoalmente na audiência disciplinar e nós vamos apoiá-lo com todos os meios disponíveis».

Meekings agradeceu as mensagens de apoio deixando um comentário na rede social Twitter.
A FIFA já se pronunciou sobre o caso, contestando uma eventual suspensão da federação escocesa ao jogador.

«Isso abre um precedente perigoso. Eu sou 100 por cento contra a ideia de ter em conta o relatório do delegado porque a decisão do árbitro é definitiva», defendeu Jim Boyce, vice-presidente do organismo, citado pela «Reuters».