Joey Barton foi suspenso pelo Glasgow Rangers por três semanas, depois de um desentendimento com alguns companheiros de equipa durante o treino de terça-feira.

Por causa da discussão, Barton foi mandado para casa, tendo recebido ordem para apenas se apresentar ao trabalho esta segunda-feira. Entretanto, chegada a data para o jogador regressar ao trabalho, o clube anunciou, em comunicado, que Barton foi suspenso e não regressará às instalações do Glasgow Rangers no período de três semanas.

«O treinador, Mark Warburton, e o clube acreditam que é o tempo e espaço necessário para que clube e jogador possam avaliar o que aconteceu», diz a nota do Glasgow Rangers, adiantando que «nenhuma das partes fará mais comentários sobre o assunto».

O incidente teve lugar poucos dias após a derrota humilhante diante do rival de sempre, o Celtic, por 5-1, e Joey Barton já reagiu em comunicado ao afastamento.

«Depois do Old Firm [n.d.r.: nome pelo qual é conhecido o dérbi entre as duas maiores equipas escocesas] no sábado, toda a gente ficou magoada e no treino de terça houve uma franca e completa discussão sobre o resultado e as razões da derrota. Tal como toda a gente, preocupo-me profundamente com a tarefa em mãos, que é fazer o Rangers voltar ao topo do futebol escocês», começou por explicar o jogador de 34 anos, que admitiu ter usado linguagem verbal inapropriada durante a discussão.

«Aceito que algumas das coisas que disse foram inapropriadas e por isso peço desculpas. Não posso, porém, pedir desculpa por preocupar-me profundamente em vencer e por querer melhorar-me e por querer que o Rangers seja muito melhor», acrescentou num comunicado publicado no twitter.

Ainda na mesma nota, Barton, que tem um longo registo de problemas disciplinares no passado, pronunciou-se sobre a decisão do treinador, que decidiu afastá-lo até segunda-feira. «Embora não que era necessário, respeito a decisão do treinador.»