O duelo Messi-Maffeo pode ter passado ao lado do comum dos espetadores, mas foi um dos pontos fortes da vitória do Barcelona no dérbi catalão do fim-de-semana, na casa do Girona (0-3).

Emprestado pelo Manchester City ao recém-promovido à liga espanhola, Pablo Maffeo não largou Messi durante os 78 minutos em que esteve em campo. O astro argentino não conseguiu fazer a diferença habitual, muito às custas do trabalho perseguidor do defesa de 20 anos, formado no vizinho Espanhol de Barcelona.

Substituído a 12 minutos do fim, já no banco de suplentes, Maffeo comentou com os colegas de equipa uma parte do que Messi lhe disse em campo. «Sabes o que me disse? Jogar assim é uma m****», contou Maffeo com o companheiro Francisco Aday.

Antes, já Messi criara uma troca de galhardetes com o jovem jogador espanhol em campo: «Quantos anos tens? E estás emprestado pelo Manchester City?», perguntou o jogador do Barcelona.

Já na zona mista, Maffeo confessou o que Messi lhe tinha dito. «Perguntou-me se estava emprestado pelo Manchester City e a minha idade. É muito humilde. Estávamos a falar porque estive colado a ele quase todo o jogo. É o melhor jogador do mundo e se não estás preso a ele, faz um golo a qualquer momento», referiu.

Ao longo do encontro, uma câmara seguiu especificamente os dois jogadores, atestando a rigidez deste duelo particular. Ora veja: