Koikili Lertxundi é um antigo defesa espanhol que passou pelo Athletic Bilbao entre 2007 e 2012. Já retirado, Koikili falou sobre a forma como deixou o clube basco pela porta pequena depois de ter sido proscrito pelo treinador Marcelo Bielsa quando o técnico argentino assumiu o comando da equipa.

«De repente comunica a alguns de nós que não conta connosco e ainda nos afasta. Para além disso, disse que o melhor era irmos embora porque, caso contrário, íamos passar mal», disse numa entrevista ao Mundo Deportivo.

Koikili acusou ainda o novo técnico do Lille, clube dos portugueses Éder e Xeka, de ter exercido «bullying» sobre ele. «Sofrer isso no Athletic foi muito duro. Passei muito mal e, para além disso, estava lesionado no joelho.»

O ex-futebolista considerou ainda que Bielsa passa para fora uma imagem pouco condizente com o seu comportamento no seio de uma equipa. «Era muito duro, muito severo. Poderão pensar: 'Claro, dizes isso porque não jogavas'. Não estou a dizê-lo por mim. Digo-o por quem jogava e também estava farto dele.»