O campeonato ganho ao serviço do Atlético de Madrid é o quarto para a conta pessoal de Tiago e, certamente, o mais improvável de todos. Espanha é, também, o terceiro país diferente em que o médio festeja. Nunca foi campeão em Portugal. 

A CRÓNICA do Barcelona-Atl. Madrid  

O primeiro título nacional ganho por Tiago foi em Inglaterra, na temporada de 2004/05, ao serviço do Chelsea, no primeiro ano de José Mourinho no clube. Tiago tinha deixado o Benfica para se juntar ao técnico português e à restante armada lusa formada por Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho, oriundos do FC Porto.

Curiosamente, nesse mesmo ano o Benfica foi campeão português, com Tiago já à distância.

No ano seguinte, Tiago ainda disputou a Supertaça de Inglaterra frente ao Arsenal (vitória por 2-1), mas mudou-se para França. E conquistou o segundo campeonato seguido, agora no Olympique de Lyon.

Ao título de 2005/06 juntou-lhe o do ano seguinte, antes de se mudar para a Juventus onde esteve três anos na sombra do Inter de Milão. O clube procurava estabilizar-se na Liga, depois do escândalo Calciocaos que rebentou em 2006 e atirou a «vechia signora» para a II Liga.

O regresso aos títulos dá-se, assim, sete anos depois do último e no terceiro país. Este sábado, em pleno Camp Nou, Tiago festejou o quarto título da carreira no terceiro país diferente.

O que lhe falta? Talvez a Liga dos Campeões. Resta esperar pelo próximo sábado…