[artigo atualizado]

Um dia depois da humilhante derrota no reduto do Barcelona B, por 12-0, a direção do Eldense reuniu-se de emergência e tomou uma decisão radical: suspender a atividade da equipa principal.

Para além disso, a comissão de gestão do clube do terceiro escalão anunciou a rescisão de contrato com o grupo investidor italiano com o qual tinham uma parceria.

Último classificado, o Eldense viu confirmada matematicamente a despromoção, mas os números da derrota com o líder da prova levaram até a direção a pedir que fossem investigadas as apostas relacionadas com o jogo do Mini Estadi. De acordo com o jornal «Marca», foi contactada a Liga e a Polícia.

Estas suspeitas foram alimentadas já nesta segunda-feira, e por um jogador do Eldense. «O treinador sabia alguma coisa e os jogadores também. Meia hora antes do apito inicial era titular, e depois saltei do onze», afirmou Cheikh Saad à RAC1.

«Sei quem são os jogadores envolvidos, mas não posso dizer. No balneário quase chegámos ao confronto físico. São quatro implicados», acrescentou o avançado mauritano.

Fundado em 1921, o emblema da região de Alicante vive um momento particularmente conturbado, e a prova disso é que três presidentes, sete treinadores e 52 jogadores ao longo da época.