A saída de Andrés Iniesta do Barcelona no final desta temporada, anunciada esta sexta-feira de manhã, está a marcar o mundo do futebol pelo longo legado que o espanhol deixa no clube catalão e, por extensão, no futebol mundial. Atravessou gerações de jogadores, conquistou tudo o que havia para conquistar e tornou-se numa referência do futebol mundial. As reações multiplicam-se, de ex-treinadores a antigos e atuais jogadores:

 

  • Zidane, treinador do Real Madrid

    «É difícil ver um jogador como Iniesta sair do Barcelona. Não o vejo como um jogador do Barcelona, vejo-o como um jogador de futebol. Do pouco que convivi com ele pareceu-me uma pessoa encantadora e muito reservada. Gosto de pessoas que demonstram tudo em campo e que são reservadas fora dele. Iniesta fez sonhar todo o mundo do futebol. Merecia ter vencido uma Bola de Ouro, sobretudo no ano em que se sagrou campeão do mundo. Este ano não sei se vencerá.»

     

  • Guardiola, treinador do Manchester City

    «Podia estar aqui três minutos só a falar o que o Iniesta significa para o mundo do futebol, e não só do Barcelona. Os últimos anos não tinham acontecido se não fosse por ele. Ajudou-me a entender o futebol a vê-lo jogar. Mas mais do que aquilo que conquistou, o importante é como jogava e o profissional que sempre foi. Muito obrigado por tudo, e desejo o melhor para o futuro. Espero que volte ao Barcelona para ensinar a outros aquilo que nos mostrou a todos. Aprendi imenso com ele, a vê-lo treinar e com a facilidade com que fazia as coisas. Mas o mais impressionante era a naturalidade e perfeição com que fazia tudo. Tinha um dom natural incomparável.»

     

  • Luis Enrique, antigo treinador

    «O Iniesta é como o Harry Potter. Contas até três e já ultrapassou o jogador. É como se tivesse uma varinha mágica.»

     

  • Deulofeu, antigo colega de equipa

    «Mais do que um futebolista, um génio. Um prazer ter partilhado momentos contigo.»

     

  • Marchisio, jogador da Juventus

    «Vês o Iniesta receber a bola e sabes que algo de maravilhoso pode acontecer. No fim de contas, não é por isto que nos apaixonámos pelo futebol? És tudo aquilo que uma criança sonha ser quando recebe a sua primeira bola. Obrigado por esta maravilhosa história.»

     

  • Deco, antigo colega de equipa

    «Vamos ter saudades do melhor médio dos últimos 10 anos e o melhor jogador do mundo em alguns momentos. Vamos ter de esperar anos até vermos outro jogador com a tua qualidade e talento. É o fim de uma era. Depois de Xavi e Iniesta, o futebol e o Barcelona não serão o mesmo.»

     

  • Marc Bartra, antigo colega de equipa

    «Um dos melhores da história do futebol, que fez desfrutar todos os amantes deste desporto. Estou muito orgulhoso de todos os momentos que partilhámos em campo e como profissional, mas a cima de tudo, do que aprendi contigo como pessoa. Vamos ter saudades, Don Andrés.»

     

  • Neymar, antigo colega de equipa

    «Maestro, que honra fazer parte do teu percurso no Barcelona. Já te admirava há muito e depois de passar mais tempo contigo apaixonei-me pelo teu futebol e pela pessoa que és fora de campo. Vou poder dizer aos meus amigos e aos meus filhos que tive o prazer de celebrar golos e títulos ao teu lado. O Barcelona agradece-te, eu agradeço-te e os amantes de futebol também te agradecem por tudo o que fazes. Muita sorte no teu caminho. Um abraço, capitão!»

     

  • Lionel Messi, colega de equipa

    «Andrés, obrigado por todos estes anos de futebol. Foi um privilégio partilhar de este desporto ao teu lado e viver momentos inesquecíveis. Desejo-te o melhor nesta nova etapa desportiva e pessoal. És um fenómeno dentro e fora do campo. Vamos sentir a tua falta!»

​​​​​