O Espanhol anunciou esta quinta-feira em comunicado a decisão de fechar a bancada das claques temporariamente por causa de «incidentes muitos graves de alguns elementos nessa zona, em que foram agredidos violentamente membros da segurança privada do clube».

Os incidentes tiveram lugar no jogo de sábado, frente ao Eibar, e o clube diz que ainda está a investigar a situação e que «serão tomadas medidas cautelares e/ou definitivas aos responsáveis».

Para já, «perante a impossibilidade de garantir a convivência entre as diferentes claques na bancada, e os reiterados episódios de incumprimento, o clube decidiu fechá-la temporariamente. Para que seja reaberta, é necessário que as claques apresentes interlocutores válidos para coordenar a sua atividade com o clube», diz o comunicado.

Os sócios que não tenham processos disciplinares com proibição de acesso ao estádio vão ser recolocados noutros setores.

O Espanhol diz que vai «continuar a trabalhar para ter uma bancada de claque unida, sem espaço para atos intolerantes e/ou violentos, dentro ou fora das instalações do clube».