O novo ano trouxe a notícia do adeus de Víctor Valdés ao futebol. No dia 1 de janeiro, o guardião escreveu «obrigado por tudo» nas redes sociais, antes de apagar todas as mensagens no Twitter e Instagram, concretizando o anunciado desejo de desaparecer do radar mediático. «Espero que quando a luz se apagar, seja difícil encontrar-me», tinha dito o guarda-redes espanhol numa entrevista em 2015.

Mas não conseguiu desaparecer totalmente das redes sociais porque são muitos os que usam esse meio para lhe fazerem homenagens, entre adeptos e figuras do futebol. Um deles foi Iker Casillas, guarda-redes do FC Porto, que durante muitos anos foi adversário direto de Valdés quando vestiam a camisola do Real Madrid e Barcelona, mas companheiro na seleção.

«Não é preciso ver o teu palmarés para saber o quão grande foste. Sorte na tua nova etapa, Víctor», escreveu Casillas.

Valdés foi formado no Barcelona, clube pelo qual conquistou muitos títulos, nacionais e internacionais. E foi também nas redes sociais que o clube catalão se despediu do jogador, com um vídeo e um «obrigado».

O guardião estava sem jogar há seis meses. Deixou o Barcelona em 2014, ainda a recuperar de grave lesão no joelho, para ingressar no Manchester United, mas foi uma passagem apagada. Passou ainda por Standard Liége, da Bélgica, e Middlesbrough, Inglaterra, mas sem o sucesso que teve na Catalunha.