Julen Lopetegui concedeu uma entrevista à revista Sportium durante a qual falou de vários assuntos. Por exemplo, Diego Costa.

A presença do avançado do Chelsea na seleção espanhola não é consensual, recorde-se, havendo várias vozes que defendeu que o estilo de jogo do ponta de lança nascido no Brasil colide com o estilo de jogo de Espanha.

Lopetegui, no entanto, defende precisamente o contrário.

«Diego Costa compete de uma maneira muito nobre, embora, por vezes, o seu carácter acabe por o atraiçoar», começou por dizer Lopetegui. 

«A presença de Diego Costa na equipa é positivo. Ele encaixa-se perfeitamente no nosso estilo de jogo.»

O que foi dito atrás, porém, não significa que o antigo treinador do FC Porto queira alterar a matriz de jogo da seleção espanhola. Pelo contrário.

«Eu não vou renunciar ao perfil do futebolista espanhol que tem valido tanto sucesso nos últimos anos. Espero melhorar esse estilo para ser uma equipa ainda mais completa. Jogando bem sempre temos mais hipóteses de ganhar. Eu aposto no bom futebol. O estilo está à frente dos sistemas.»

Pelo caminho Lopetegui garantiu que, para ele, «é uma honra tentar que a selecção volte a conseguir grandes êxitos». «Não há que olhar mais longe. A exigência existe sempre. Eu compito na seleção para ganhar. Temos de ir passo a passo. Não olhar mais além do que o próximo jogo.»