Gerard Piqué foi vaiado pelos adeptos espanhóis na passada segunda-feira pelo facto de se ter manifestado a favor da independência da Catalunha. Esta terça-feira, o selecionador espanhol, Julen Lopetegui, saiu em defesa do jogador do Barcelona.

«O comportamento de Piqué tem sido excecional», referiu Lopetegui aos microfones da rádio Cadena COPE.

Apesar da atitude dos adeptos, o antigo treinador do FC Porto garantiu que Piqué continua «motivado» e que o comportamento com a equipa foi «sempre muito bom».

O responsável técnico de La Roja frisou ainda que os futebolistas têm o direito de expressar as suas opiniões de forma privada, mas que têm que evitar potenciar a «situação desagradável» gerada com o referendo pela independência da Catalunha.

Para além de Lopetegui, também Thiago Alcântara se pronunciou acerca do companheiro de seleção. O jogador do Bayern de Munique pediu à imprensa para apenas falar de desporto.

«Vemos o Gerard [Piqué] como sempre. Nas vezes que esteve na concentração foi com compromisso, atitude e com a alegria de sempre, mesmo no balneário. Lamentamos, porque estamos aqui para jogar futebol e não para falar na vida de alguém, nem da minha. Lamento que não possamos estar tranquilos, para falarmos da Albânia ou de Israel [os adversários na qualificação para o Mundial2018]», referiu.