Depois de duas goleadas frente a Real Madrid e Roma, o Barcelona enfrenta a Real Sociedad e na antevisão do encontro Luís Enrique elogiou o adversário e o seu treinador.

A equipa basca trocou recentemente David Moyes por Eusebio Sacristán, que treinou a equipa B dos catalães nos últimos quatro anos, e que ainda só se sentou no banco da equipa de Bruma por uma vez.

«Apesar de só termos um jogo como referência da nova estapa do Eusebio, já serviu para ver o que quer da sua equipa, que têm situação de pressão que antes não tinham e que agora estão a trabalhar isso. O bom gosto de Eusebio vai complicar-nos a vida. Tem um perfil de jogadores de qualidade, que com a bola te podem causar dano e se não estás bem a nível defensivo, vais sofrer», afirmou na conferência de imprensa.

O Barcelona está num grande momento, vem de duas vitórias convincentes, uma sobre o grande rival (0-4), mas Luís Enrique não se centra demasiado nisso.

«[As vitórias] Servem para somar três pontos na Liga e na Champions e para reforçar a nossa ideia de jogo. Falta muito. O objetivo é estar bem todo o ano. Desta vez, pelas circunstâncias, houve menos oportunidades de contar com jogadores devido às sanções e lesões. Os títulos vão decidir-se na parte final. Em janeiro vamos recuperar jogadores e controlar melhor os minutos de todos», destacou.

Na Catalunha joga um trio que tem mais golos que todos os clubes europeus. mas Luís Enrique desvaloriza os tentos de Messi, Neymar e Suárez: «Eles são os que mais marcam porque estão mais perto da baliza. Precisam de uma boa equipa, apesar de serem jogadores fantásticos, mas precisam de uma boa estrutura para isso. Os defesas marcam menos porque estão mais longe da baliza. São os três incríveis, únicos».

A Bola de Ouro aproxima-se e os três avançados do Barcelona são candidatos. Será que Luís Enrique acha que Messi, Neymar e Suaréz devem estar no pódio?: «Não era descabido. Não sou eu que vou votar e decidir isso, mas que são os melhores do mundo não há dúvida.»

E será este Barça melhor que o de Pep Guardiola? «Não estou para entrar em comparações, cada um tem a sua opinião de cada equipa. Houve vários bons Barças ao longo da historia», referiu.

O Barcelona é líder da Liga Espanhola com mais quatro pontos que o Atlético de Madrid e seis que o eterno rival Real Madrid e recebe a Real Sociedad, 14ª classificada, no sábado, às 15 horas.