Luis Enrique não está nervoso com o Barcelona-Real Madrid deste sábado (15h15). O técnico blaugrana está confiante, apesar dos últimos resultados e de a equipa merengue se mostrar num melhor momento e estar na liderança do campeonato espanhol.

«Não será o meu primeiro clássico, sei que é um jogo fantástico, rodeado de muita expetativa, mas controlar as emoções é o básico. Se não o fizer, não o posso pedir aos meus jogadores. Vou jantar com a minha mulher e um grupo de amigos. Espero que amanhã o sol nos acompanhe. De certeza que haverá 100 mil culés com muita vontade de ganhar.»

A confiança é total na sua equipa - que contará com o regresso de Iniesta - que o treinador até disse na antevisão a esta partida que não há equipa como a do Barcelona e admitiu que tem de ser sempre otimista: «Vê-la a treinar e a ser competitiva, dia após dia, dá-me confiança. Há muito boas equipas a bom nível, mas nenhuma superior à nossa. Na minha posição ou és otimista ou atiras-te pela janela. Trato de desfrutar ao máximo todos os dias e ver onde tenho de melhorar.»

Ser favorito por jogar em Camp Nou é outro dos assuntos que Luis Enrique desvaloriza, mas sabe da importância que é vencer em casa: «Isso dá-me igual, cada um que ponha o rótulo que quiser. Mas a jogar em casa, dá-me igual estar a 100 pontos, 25 ou um. É um jogo bonito e há que tentar dar alegrias aos nossos adeptos e a nós mesmos.»

O certo é o empate ou a derrota fará com que o Real Madrid saia de Barcelona ainda mais líder, mas também aí Luis Enrique diz que esses resultados não afastarão a equipa blaugrana do objetivo de conquistar a Liga espanhola.

«Independentemente deste resultado, ninguém poderá dizer que é determinante, mas opiniões são livres. Vamos jogar com a possibilidade de o Real Madrid se colocar a uma vantagem mais interessante, mas não determinante para o título», disse, acrescentando também saber que se ganhar sabe que as críticas não desaparecerão: «É de ingénuo pensar assim. E acho que as críticas também são necessárias.»