Neymar revelou depois da goleada do Barcelona ao Celta (6-1) que já tinha ensaiado com Lionel Messi e Luis Suárez a marcação de um penalti indireto, tal como tinham feito Johan Cruyff e Jesper Olsen no Ajax de 1982.

Na zona mista do Camp Nou, o avançado brasileiro conta que já tinham preparado o lance e até seria para Neymar finalizar, mas acabou por ser apenas entre Messi e Suárez este domingo. «Praticamos um futebol que diverte e que deixa as pessoas felizes», comentou.

Os três avançados do Barça já tinham ensaiado o movimento nos treinos, mas não tinham comentado no balneário quando o iam pôr em prática, embora já todos soubessem que, mais dias menos dia, o trio ofensivo ia mostrar ao mundo o que já tinham ensaiado nos treinos.

O lateral Dani Alves, em declarações à Movistar +, explicou que o lance já tinha sido motivo de conversa ao longo de vários dias, mas «não estava claro quando o íamos fazer».

O treinador Luis Enrique, por seu lado, garantiu que não houve má intenção, nem falta de respeito pelo adversário. «É uma ação de divertimento, para fazer o futebol bonito e que está ao alcance de muitos poucos jogadores, a mim não me ocorreria fazê-lo, porque certamente acaba por pisar a bola e caia ao chão em vez de a meter na baliza», atirou.

A verdade é que tanto Messi, como Suárez e Neymar já tinham desperdiçado grandes penalidades esta temporada, mas agora parecem ter encontrado uma fórmula para continuarem na luta com Cristiano Ronaldo pelo título de «Pichichi», melhor marcador da liga espanhola.