O Girona anunciou esta quarta-feira a compra da maior parte das ações do clube por parte do City Football Group e do Girona Football Group.

Dito desta forma parece um pouco estranho, mas na prática significa que o clube recém-promovido à primeira divisão espanhola passa a ter, como novos proprietários, nem mais nem menos do que os donos do Manchester City e também o irmão de Pep Guardiola, Pere Guardiola (à esquerda na imagem).

Cada uma das partes adquiriu 44,3% do capital do Girona, tornado-se os sócios maioritários. Os cerca de 12% restantes serão partilhados entre acionistas menores.

A pretensão destes investidores em adquirir o clube catalão já não era novidade. A imprensa inglesa tinha avançado com essa possibilidade há algumas semanas. A hipótese ganhou força assim que o Man. City acordou o empréstimo de quatro jogadores ao Girona neste defeso.

O negócio foi agora confirmado e expande a influência, por assim dizer, do City Football Group no futebol mundial. Para além dos citizens, o grupo (pertença do Abu Dhabi United Group) detém ainda capital do Melbourne City (Austrália), do New York City (Estados Unidos) e ainda do Yokohama Marinos (Japão).