O futebolista do Barcelona, Ivan Rakitic, foi um dos milhares de passageiros afetados esta segunda-feira pelos cortes na circulação junto ao aeroporto de El Prat, nos arredores da cidade catalã, provocados pelas manifestações independentistas.

O jogador croata deparou-se com a falta de transportes propiciada pelo bloqueio de cidadãos nos acessos ao aeroporto e arranjou uma solução imediata para chegar a casa: fez o caminho pelos próprios pés. De acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo, o médio de 31 anos chegou a casa.

Outros jogadores do Barcelona, como Ter Stegen e Frenkie de Jong, têm chegada prevista a Barcelona pelo mesmo aeroporto, após terem representado as respetivas seleções.

LEIA MAIS: todas as notícias do futebol internacional

As manifestações na Catalunha, mais concretamente junto ao aeroporto de El Prat, surgem na sequência da condenação, esta segunda-feira, por parte do Supremo Tribunal espanhol, de nove líderes do movimento independentista catalão a penas entre os nove e os 13 anos de prisão, por tentaram obter a independência da região.

Manifestantes concentram-se no aeroporto de El Prat em Barcelona (Quique García/EPA)

Os manifestantes junto ao El Prat são, na maioria, estudantes, sendo que outras regiões já foram palco de concentração de protestos após a leitura da sentença, como a Praça da Catalunha e também Tarragona.