O treinador do Barcelona, Ernesto Valverde, recusa atribuir favoritismo aos catalães no clássico deste sábado no Santiago Bernabéu (12h00), ao qual chega na liderança, com 11 pontos de vantagem sobre o Real Madrid, atual quarto classificado da liga espanhola.

«Não creio, são jogos em que muitas vezes não importa a classificação. São especiais, a distância de pontos não tem tanta importância. E eles, a jogar em casa, são muito fortes. Não há favoritos», sublinhou Valverde, que não olha ao passado recente de 24 jogos oficiais sem qualquer derrota.

«São estatísticas que, seguramente, dizem algo quando analisadas com tempo. Mas amanhã não serve de muito. Para trás, está tudo bem, mas temos de olhar para a frente», referiu, garantindo que tem como referência as duas únicas derrotas oficiais na época, ambas na Supertaça de Espanha… com o Real Madrid.

«Servem pelo que eles planeiam e porque, às vezes, preparam-se os jogos vendo o que o Real Madrid faz com os outros adversários e não é a mesma coisa. Vimo-los [os jogos da Supertaça]. E também vimos o jogo dos 2-3 [vitória do Barcelona em Madrid na última liga]. É uma referência, claro».