Roy Hodgson fez a antevisão do jogo com Portugal, desta quinta-feira, e explicou que a escolha deste amigável passava por enfrentar Cristiano Ronaldo, lamentando em seguida a sua ausência.

«Uma das coisas quando pensamos em Portugal é o facto de o Ronaldo ser um jogador muito especial, um talento muito especial. Tem sido uma figura incrivelmente influente em todos os clubes onde jogou e para Portugal também», salientou em conferência de imprensa.

Apesar disso, o selecionador inglês elogiou «qualidades técnicas» de Portugal, descrevendo como «uma seleção muito boa» e que tem um «indivíduo muito especial».

Portugal será o terceiro adversário que a seleção inglesa vai enfrentar nesta preparação, após vitórias sobre Austrália e Turquia, e Hodgson fez um pequeno balanço: «Estamos satisfeitos com os dois adversários que tivemos até agora, pois foram um bom teste. Tive oportunidade de usar bastantes jogadores nesses dois jogos e esperamos outro teste duro amanhã [quinta-feira] à noite. Se conseguirmos passar este teste, e sairmos satisfeitos com o que fizemos, posso dizer que os três jogos de preparação serviram o seu propósito.»

Este é o último jogo de preparação dos ingleses e o primeiro após a divulgação da convocatória final, mas o selecionador diz que o onze que vai apresentar não será necessariamente o que iniciará a competição.

«Não posso garantir que o onze que começa amanhã será o onze que vai começar contra a Rússia, porque no onze que vai jogar amanhã haverão pelo menos quatro ou cinco jogadores que possivelmente merecem um lugar na equipa e que vão ter de continuar a lutar por um lugar» e acrescentou: «Não me quero comprometer com uma equipa principal a dez dias do jogo contra a Rússia.»

Portugal e Inglaterra voltam a encontrar-se depois do duelo dos quartos de final do Mundial 2006, que a equipa nacional venceu nos penáltis e na qual Rooney foi expulso.

Os ingleses iniciam a competição no dia 11 de junho frente à Rússia, na primeira jornada do grupo B do Europeu. Eslováquia e País de Gales são os outros adversários.