Fábio Coentrão, na antevisão da deslocação do Mónaco ao Lorient, falou sobre o momento que os monegascos atravessam e da sua experiência no clube francês, ao qual chegou no verão, emprestado pelo Real Madrid.

«Balanço positivo. Infelizmente estive lesionado, não estava à espera. Mas se eu fizer um balanço de tudo o que fiz nestes seis meses, penso que foi positivo», afirmou o internacional português.

Nos últimos 10 jogos, os monegascos venceram apenas três jogos, um deles para a Taça com uma equipa amadora, somando três derrotas e quatro empates. Nesta jornada, a equipa de Jardim enfrenta o Lorient e Coentrão diz que só há um desfecho possível: «Vencer».

«Com a equipa que temos e independentemente do adversário, Lorient, PSG, não importa qual, o Mónaco deve jogar todos os jogos para vencer. A camisola do Mónaco exige ganhar todos os jogos», salientou.

Confrontado com o facto da equipa ser jovem e esse ser um obstáculo, o antigo jogador do Benfica, Nacional e Rio Ave reagiu assim: «Não é apenas um problema da juventude, como eu, por exemplo, que sou experiente o suficiente e igualmente cometi erros e entrei em jogos de maneira apática.»

Depois deixou a receita: «Temos que começar o jogo e do primeiro ao último minuto dar tudo para o tornar mais fácil».

Deixou ainda reparos à exibição da última jornada, que terminou com um empate a dois com o Ajaccio: «Não nos podemos dar ao luxo de sofrer dois golos em casa e ir para o intervalo 2-0. Além do resultado, a primeira parte foi escandalosa.»

Leonardo Jardim tem usado Fábio Coentrão em várias posições e o português não se importa por não se fixar num lugar específico: «Vejo a minha polivalência como algo positivo. Hoje eu sou defesa, mas se o treinador me colocar no meio ou na ala, é porque confia em mim e acha que posso cumprir o papel e que tenho qualidades para evoluir lá.»

«É bom evoluir em várias posições, agradeço ao mister Jardim por isso», concluiu.

O português regressou aos relvados na última jornada, depois de uma paragem de um mês por lesão. Fábio Coentrão alinhou em 12 partidas esta temporada e marcou dois golos.