O central Walter Samuel, conhecido como ‘Il Muro’, realizou esta quarta-feira, ao serviço do Basileia, a última partida como jogador profissional de futebol.

No adeus aos relvados, Walter Samuel entrou em campo em cima do minuto 90 do jogo da derradeira jornada do campeonato suíço com o Grasshopers para uma última homenagem e, nesse momento, os jogadores de amboas as equipas fizeram guarda de honra ao argentino.

O defesa, atualmente com 38 anos, passou por clubes como Boca Juniors, Roma, Real Madrid, Inter de Milão e Basileia. Seis ‘scudettos’, quatro taças e três Supertaças de Itália, uma ‘Champions’, um Mundial de Clubes, uma Taça Libertadores e duas Ligas suíças, a última das quais conquistada esta temporada, fazem parte do palmarés construído pelo argentino ao longo da carreira. 

O jogador do Basileia foi ainda 57 vezes internacional pela seleção das Pampas, embora só tenha conseguido conquistar um título pelo seu país. Ao lado de Esteban Cambiasso, Riquelme ou Pablo Aimar, levou a Argentina ao bicampeonato mundial de sub-20 em 1997, na Malásia.

Nota ainda para o facto de o último encontro da carreira de Samuel ter terminado com uma derrota do Basileia (0-1), em jogo apenas para cumprir calendário já que, a equipa de Urs Fischer tinha celebrado a conquista do título algumas jornadas antes do fim do campeonato. 

O adeus de Walter Samuel gerou imensas homenagens através das redes sociais, a começar pelo Basileia e a terminar em Maurício Macri, presidente da Argentina.