Morreu esta terça-feira, aos 70 anos de idade, Henri Michel.

O futebol francês, e mundial, está assim de luto pelo falecimento de uma das maiores figuras do desporto. 

Henri Michel foi jogador e treinador de destaque, tendo-se destacado sobretudo como médio do Nantes, que representou durante 16 anos: de 1966 a 1982, período durante o qual venceu três campeonatos nacionais e uma Taça de França. Jogou 58 vezes pela seleção francesa, incluindo a participação no Mundial 1978.

Depois de abandonar a carreira de jogador, Henri Michel tornou-se treinador, tendo começado por orientar a seleção francesa de sub-23, que conquistou o título nos Jogos Olímpicos de 1984.

Nesse mesmo ano foi promovido a treinador da seleção principal, recém-coroada campeã europeia, tendo no Mundial de 1986 chegado às meias-finais, altura em que foi eliminada pela Alemanha.

Depois disso falhou o apuramento para o Euro 88 e acabou por ser afastado do cargo após um empate com o Chipre (1-1) no apuramento para o Mundial 90.

Após uma curta passagem pelo PSG, Henri Michel dedicou-se a ser treinador em África, tendo estado nas campanhas dos Camarões no Mundial de 94, de Marrocos no Mundial 98 e da Costa do Marfim no Mundial 2006.